Shaohao estudou no Monastério de Tian. Ele foi coroado 10,000 anos atras. Seguindo tradições ele procurou o conselho do grande Waterspeaker(Aquele que fala com as águas dos Jinyu que, ao invés de boas noticias, lhe entregou uma terrível profecia: Um reino de feiticeiros estava invocando demônios de um grande poco, fogo verde choveria do céu e os continentes do mundo logo seriam destruídos.
Jinyu
Desamparado e sem esperanças o ultimo Imperador subiu o puro Monte Neverest. Ventos cortantes rasgaram sua roupa de seda, e o vento cortante desdenhou sua viagem.. Somente no pico da montanha o Imperador achou silencio e consolo, e ali ele falou com a Serpente de Jade, o espirito da Sabedoria. A Serpente de Jade pediu a Shaohao para que se livrasse de seus fardos, para purificar seu espirito, e se tornar um com a terra. O Imperador estava perplexo com o conselho da Serpente de Jade, mas não havia mais respostas a serem encontradas acima do frigido pico. Abatido, Imperador Shaohao desceu a montanha para consultar seu companheiro, o Rei Macaco, e determinar seu próximo passo.
Monte Neverest
Yu'lon a Serpente de Jade
Rei Macaco (Pintura Chinesa)
Shaohao meditou por três dias e três noites, pois o conselho da Serpente de Jade não havia sido claro. Como poderia alguém se livrar de toda sua duvida? Preocupado pela espera, o amigo de Shaohao o Rei Macaco talhou uma mascara feita de bambu. Ele pediu que o Imperador colocasse a mascara da Duvida em seu rosto. Enquanto desconfiado da motivação do Rei Macaco, a mascara funcionou - E quando Shaohao tirou sua mascara, sua duvida tomou forma física Por sete hora eles lutaram, até que o Sha da Duvida foi enterrado. E de agora em diante, Shaohao finalmente sabia o que precisava ser feito, e sua viagem para expulsar suas energias negativas havia começado Ele viajou para cada templo dos Agostos Celestiais, purificando-se com a ajuda do Rei Macaco e dos Agostos Celestiais, aprisionando o Sha da Duvida, Desespero, Raiva, Medo, Ódio e Violência abaixo do solo. Mas ele se prendeu a um vicio - o Sha do Orgulho. O Orgulho do Imperador encobriu Pandaria com névoas enquanto ele pensava que eles eram melhores que o resto do mundo e eles poderiam resolver seus próprios problemas. Mas por 10,000 anos, eles ficaram dormentes, suas duvidas e medos enterrados na terra, surgindo para somente quando eram deixados. Mas o Orgulho eh o Sha mais insidioso e o mais perigoso do que todos os outros combinados.
Sha da Duvida
Sha do Desespero
Sha da Raiva
Sha da Violência
Sha do Ódio
Sha do Medo
Sha do Orgulho (Suposição)
O Imperador foi mudado para sempre, e ele seguiu para o final de sua aventura, ele era uma criatura de fé coragem, paciência amor e paz, uma criatura de pura luz. No escurecer do ultimo dia, o céu estava banhado em fogo verde, e o próprio solo tremia em terror. Mas o Imperador não estava com medo. Sua mente estava clara de qualquer duvidas ou desespero. Ele festejou, comeu, e cantou enquanto o céu foi rasgado. Vendo medo e duvidas nos olhos de seus súditos Shaohao lhes disse que cada um deveria viver seu dia ao máximo, e dormir toda noite com a paz de espirito despreocupada.
Fala-se que todas as arvores do vale floresceram, e continuaram a florescer até os dias de hoje. Ele subiu ao Terraço da Primavera Eterna, para separar Pandaria do resto do mundo. Mas mesmo fazendo o que podia, ele não conseguiu: o chão tremeu, mas não se moveu. Logo, ele começou a ter duvidas, e o Sha da Duvida começou a emergir ao leste. Ele começou a ter medo, e o Sha do Medo começou a romper suas correntes ao oeste. Desesperadamente, ele chamou a Serpente de Jade para ajudar. Yu'lon circulou o Vale, e explicou que Pandaria eh muito mais que somente o Império os Mantídeos a oeste faziam parte da terra assim como o império de Shaohao além da muralha. Vendo que tudo estava conectado como um só, e que aquela terra amada era mais que apenas seu império Shaohao finalmente compreendeu. Seu bastão bateu ao chão e seu espirito se tornou um com a terra. Quando o mundo foi dividido, Pandaria estava em deriva ao mar pacificamente. E enquanto as roupas do Imperador caiam vazias ao solo, a terra começou a ser envolta por uma impenetrável nevoa, escondida do resto do mundo.
Terraço da Primavera Eterna
Mantídeos
Assim que a guerra começou a aumentar entre a Horda e a Aliança os Trolls Lancanegra começaram uma rebelião contra o Chefe Guerreiro Garrossh Hellscream. O lendário Mestre Cervejeiro Chen StormStout foi envolvido. Apesar dos ataques, Chen decidiu aprender como a nevoa de Pandaria havia se dissipado, o que deu a chance para Garrosh controlar o continente. Ele enviou aventureiros para procurar um antigo ajudante que ele havia conhecido em suas viagens chamado Hao Pham Roo, um Expert sobre o Imperador Shaohao.
Chen StormStout
Hao Pham Roo
No monte Kun-Lai, os aventureiros acharam Hao, e viram que o mesmo estava muito velho para seguir a trilha do ultimo Imperador até o pico do Monte Neverest. Ele pediu a ajuda dos aventureiros para subir ao topo. Humildemente, os aventureiros pacientemente ajudaram o velho Pandaren enquanto ele compartilhava de suas experiencias ao longo do caminho. Quando eles finalmente chegaram ao seu destino , Hao revelou sua verdadeira identidade: O Espirito do Imperador Shaohao. A Jornada foi feita para ensinar a dominar o Orgulho, o vicio que Shaohao nunca havia conquistado, admitir que precisava de ajuda. Assim que Shaohao terminou sua lição ele desapareceu com uma reverência.